Frete Grátis para todo brasil!

BUDA

BudaBuda (Siddhartha Gautama), o “escolhido”, aquele que possui o esclarecimento espiritual, foi um mestre espiritual que revelou a doutrina budista e seus ensinamentos. Note que, o nome Buda, significa “desperto” e portanto, não compreende somente o profeta fundador, mas um título da filosofia budista para indicar pessoas iluminadas com avançado esclarecimento espiritual. Nesse sentido, a filosofia budista possui muitos budas, entretanto, Siddhartha Gautama é o mais conhecido, o fundador da filosofia budista.

 

Budismo

Buda ou Sidarta foi um príncipe e professor que nasceu na região de Lumbini, atual Nepal, por volta de 563 a.C.; de família aristocrata, vivia num palácio e sempre esteve acostumado com o luxo. Com 16 anos, casou-se com a bela Yashodhara, com quem teve um filho, Rahula. Mesmo diante de tanto luxo e prazeres, Sidara sentia-se infeliz.

Dessa forma, contra a vontade de seu pai, certo dia, por volta dos 30 anos de idade, resolve sair do Castelo em que vivia e assim, conheceu a realidade fora dele ao avistar pessoas necessitadas, tristes, famintas, doentes. Preocupado com aquela realidade, Buda resolve renunciar a vida mundana e se afastar dos bens materiais, dos prazeres e da família ao dedicar-se exclusivamente à reflexão espiritual e os enigmas da vida bem como o sofrimento do mundo.

Dessa maneira, tornou-se um grande líder espiritual e fundador da doutrina budista, passou a utilizar vestes simples e a viver da mendicância. Uma das práticas desses líderes espirituais é a contemplação e meditação, ações que os levam a compreender melhor e com mais clareza e resiliência: o mundo, a natureza e os seres que nele habitam.

Representações de Buda

Há muitas representações de Buda sendo que numa delas, ele segura na mão esquerda uma flor de lótus, símbolo da revelação, da perfeição, da fertilidade, da criação e da pureza, na medida em que essa bela flor emerge das águas sujas e suas folhas se abrem pela madrugada e fecham-se ao pôr do sol. Assim, no budismo, o lótus representa um símbolo de esclarecimento donde o homem é capaz de se reerguer e brilhar em contraposição às aguas sujas e inferiores.

Outra representação de Buda é a árvore Bodhi (Bodi ou Bo), ou seja, uma figueira sagrada, local donde Buda ganhou o esclarecimento divino enquanto meditava a 2.500 anos e, por isso, representa a árvore símbolo de sabedoria e de luz.

Asanas

Asanas são as posturas em que Buda aparece representado: em pé, sentado e reclinado; elas representam Buda em diferentes momentos de sua trajetória mundana. Quando está de pé, Buda é retratado com a mãe direita erguida (gesto de abençoar e reafirmação) e os lóbulos da orelha bem compridos, os quais simbolizam a iluminação. A posição sentada assinala o momento de meditação e iluminação embaixo da árvore Bodhi donde sua mão direita aponta para a terra. Quando está reclinado, ou na posição “pari nirvana” simboliza a imagem de Buda ao morrer, com 80 anos.